segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mostra

eu adoro a Mostra de Cinema de São Paulo.
a primeira vez que eu fui na Mostra foi no meu terceiro colegial: na optativa de humanas, tinha aula de cinema. e aí, descobri a Mostra no cinema do Masp assisitindo The Commitments de Alan Parker (sim, eu entrego a minha idade!).
depois disso, o festival sempre fez parte da minha vida.
em 2004, trabalhei na Mostra pela primeira vez: um presente da Maria Angela que me indicou para ser produtora dos convidados. foi muito duro, mas gostei tanto que repeti em 2005.
nestes dois anos, foram experiências inesquecíveis: estar ao lado de premiados diretores como Danis Tanovic, Amos Gitai, Wolfgang Becker, Guy Maddin, entre muitos.
acompanhando o incansável Manoel de Oliveira (que já mordeu minhas bochechas duas vezes!), tive dois momentos inesquecíveis:
- em 2004, fui num jantar com Sr Manoel e Abbas Kiarostami (eu, entre os dois. muita emoção - Maria Angela estava junto para não me deixar mentir)
- em 2005, acompanhei o Sr Manoel para a sessão do documentário de Ingmar Bergman. ao entrar na sala lotada, sorrateiramente, ele foi reconhecido pelos fãs e aplaudido de pé. meu olho se enche de lágrimas até hoje de lembrar disso.
em 2006, já na HBO, não trabalhei mais na Mostra. Desde então, comecei a cobrir o festival: consegui, finalmente, ver os filmes e ainda fiz entrevistas com ídolos como Wim Wenders.
esperar a Mostra faz parte do meu calendário.
encontrar o Leon e a Renata na abertura é como dar início aos trabalhos.
assistir pela primeira vez a vinheta da Mostra é sinal que começa duas semanas incríveis .



Nenhum comentário: